A PROVA DE REDAÇÃO UNICAMP
A
prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a
habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção
de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é
acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além
de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o
propósito do texto a ser elaborado pelo candidato. A prova procura, desta forma, reproduzir o
funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em
seus propósitos, o autor deve ter uma experiência de leitura e delinear um
projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que
deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos
produzidos levará em conta as condições propostas na atividade: as propriedades
do gênero, os participantes da interlocução, o propósito (tendo em vista o
tema, a motivação e as instruções), a leitura e a articulação entre as partes
do texto. Assim, o candidato deve, no desenvolvimento das duas tarefas, atender
a requerimentos relacionados:
1) ao
gênero e à interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das
tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os
interlocutores nele implicados.
2) ao
propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do
texto.
3)
à leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s)
texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses
pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s)
texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem.
4)
à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma
leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica
ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos
necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar
ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros
solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à
modalidade culta da língua.
(http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/download/manual2014)
OS GÊNEROS
TEXTUAIS
● Os
gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte
das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os
gêneros que darão forma aos textos.
● É
por isso que, quando um texto começa com “era uma vez”, ninguém
duvida de que está diante de um conto, porque todos conhecem tal gênero. Diante
da expressão “senhoras e senhores”, a expectativa é ouvir um pronunciamento
público ou um apresentação de um espetáculo, pois sabe-se que nesses gêneros o
texto, inequivocamente, tem essa forma inicial.
●
Do
mesmo modo, pode-se reconhecer outros gêneros como cartas,
reportagens, anúncios, poemas etc.
● Não
enxergamos outra saída, senão o diálogo, para que o aluno aprenda a confrontar,
defender, explicar suas ideias de forma organizada, em diferentes esferas de
prática da palavra pública, compreendendo e refletindo sobre as marcas de
atualização da linguagem (a posição dos interlocutores, o contexto extraverbal,
suas normas, de acordo com as expectativas em jogo, a escolha dos gêneros e
recursos).
SUGESTÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA
ESCRITA NOS PCNS
● Literários
— Conto; crônica; poema.
● De
imprensa
— Notícia; artigo; carta de leitor;
entrevista.
● De divulgação científica
— Verbete enciclopédico; experiências;
esquemas e resumo de artigos.
GÊNEROS TEXTUAIS — VESTIBULARES
ANTERIORES
Entrevista, carta, editorial, comentário,
discurso de apresentação de evento, artigo opinativo, comentário em fórum da
internet, manifesto, verbete, carta do leitor, relatório, carta aberta,
síntese, carta-convite, resenha e texto de divulgação científica.
EXEMPLOS
DE GÊNEROS TEXTUAIS
Telefonema,
sermão, carta comercial, carta pessoal, carta aberta, carta do leitor, romance,
bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio,
notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de
compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito
policial, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta
eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais, entrevista, reportagem,
resenha crítica, abaixo-assinado,
anúncio classificado, artigo de opinião, diário, anúncio publicitário, blog,
cartaz, debate, e-mail, editorial, resumo, manifesto, relato pessoal,
relatório, painel, seminário, piadas, anúncios, carta de leitor, notícia,
biografia, requerimento, editorial, palestra
etc.
(Todos
os gêneros textuais, autores ou fontes aqui citados nada mais são do que
exemplos. O único referencial teórico pressuposto para a construção da prova de
redação são os PCNs e as
orientações de caráter mais específico fornecidas pela Comvest,
constantes do Manual do Candidato.)
Profª Val Moreira (4/1/2017)
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