Total de visualizações de página

domingo, 6 de janeiro de 2013

REDAÇÃO FUVEST


A DISSERTAÇÃO

Para ser bem-sucedido em textos argumentativos, você não pode se esquecer dos objetivos dessa modalidade: persuadir e convencer o leitor de que a tese defendida é a mais acertada sobre o tema. É necessário, também, não ficar preso à  velha estrutura dissertativa (tese, desenvolvimento e conclusão ), pois ela apenas é uma consideração simplista, e meramente didática, sobre como dissertar.  Você não deve ignorar que a tese nada mais é que a ideia central do texto, a afirmação básica que vai nortear toda a sua redação, é por isso que não somos obrigados a começar o texto pela tese. E o desenvolvimento é, na verdade, um conjunto de dados, fatos, justificativas que endossam aquilo que estamos afirmando. Depois, basta finalizar o texto de forma coerente.
Vale lembrar, ainda, que neste tipo de texto devem prevalecer, acima de tudo, a norma culta, a objetividade e a clareza. O argumentador deve impor-se como o dono da razão, da verdade, dominar todos os aspectos das análises que possam estar envolvidas na polêmica proposta. Assim, faz-se preciso, muitas vezes, um conhecimento sobre as relações sociais, políticas e econômicas que nos norteiam. Conhecimento que só pode ser adquirido diante do exercício de leitura, que vai proporcionar-lhe um cabedal de argumentos.
Conhecendo o assunto proposto, você deve elaborar um projeto de texto e, a partir de sua afirmação inicial, orientar os argumentos que possam defendê-la; para isso deverá fundamentar-se em dados e fatos que possam ser comprovados sempre,  nunca postos em dúvida. Depois deve conduzir a análise a uma conclusão coerente, bem articulada com as ideias que foram defendidas na composição. E vá perguntando-se: estou apenas fazendo afirmações ou provando que minhas afirmações são verdadeiras? Se  pode provar a veracidade delas é porque entendeu o que é argumentar.


PROJETO DE TEXTO DISSERTATIVO

Antes de partir para a produção do texto, é muito importante saber como fazer um projeto de texto. Isso vai assegurar-lhe uma dissertação muito bem elaborada e, consequentemente, uma nota alta. Lembre-se de que ao avaliar a sua redação, a primeira atitude do corretor é identificar o projeto de texto escolhido, ou seja, ele vai observar que ideia você propôs a defender-se e quais caminhos (argumentos) seguiu para provar a sua tese.
Assim, o primeiro passo é uma leitura atenta do tema (anote imediatamente o que depreendeu do assunto sobre o qual deve escrever) e da coletânea ou textos de apoio (quando estes forem oferecidos pela banca).
Ao deparar-se com os  fragmentos de textos, deve inicialmente identificar a ideia central de cada um deles e anotar em sua prova o que entendeu daquilo que leu.
A partir disso, defina a ideia central em defesa da qual vai argumentar, faça um rascunho em que já estabeleça a sua opinião sobre a polêmica proposta.
Depois, passe a elencar os argumentos sobre os quais tem um bom conhecimento, releia as anotações acerca da coletânea e passe a refletir criticamente sobre elas, veja em que concorda ou discorda (nunca é obrigado a concordar com as informações contidas nos excertos ou texto concedido pela banca).
Feito isso, escolha uma introdução, desenvolva-a no rascunho e comece a pensar em como vai estabelecer a sequência lógica entre os argumentos elaborados.
Agora, basta passar a redação a limpo (pule uma linha para o título e volte a ela somente quando concluir sua análise), observando cuidadosamente se não está cometendo erros e se é possível mudar algumas ideias para valorizar a sua abordagem.