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quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

REDAÇÃO FUVEST 2017

A DISSERTAÇÃO

Para ser bem-sucedido em textos argumentativos, você não pode se esquecer dos objetivos dessa modalidade: persuadir e convencer o leitor de que a tese defendida é a mais acertada sobre o tema. É necessário, também, não ficar preso à  velha estrutura dissertativa (tese, desenvolvimento e conclusão ), pois ela apenas é uma consideração simplista, e meramente didática, sobre como dissertar.  Você não deve ignorar que a tese nada mais é que a ideia central do texto, a afirmação básica que vai nortear toda a sua redação, é por isso que não somos obrigados a começar o texto pela tese. E o desenvolvimento é, na verdade, um conjunto de dados, fatos, justificativas que endossam aquilo que estamos afirmando. Depois, basta finalizar o texto de forma coerente.
Vale lembrar, ainda, que neste tipo de texto devem prevalecer, acima de tudo, a norma culta, a objetividade e a clareza. O argumentador deve impor-se como o dono da razão, da verdade, dominar todos os aspectos das análises que possam estar envolvidas na polêmica proposta. Assim, faz-se preciso, muitas vezes, um conhecimento sobre as relações sociais, políticas e econômicas que nos norteiam. Conhecimento que só pode ser adquirido diante do exercício de leitura, que vai proporcionar-lhe um cabedal de argumentos.
Conhecendo o assunto proposto, você deve elaborar um projeto de texto e, a partir de sua afirmação inicial, orientar os argumentos que possam defendê-la; para isso deverá fundamentar-se em dados e fatos que possam ser comprovados sempre,  nunca postos em dúvida. Depois deve conduzir a análise a uma conclusão coerente, bem articulada com as ideias que foram defendidas na composição. E vá perguntando-se: estou apenas fazendo afirmações ou provando que minhas afirmações são verdadeiras? Se  pode provar a veracidade delas é porque entendeu o que é argumentar.


PROJETO DE TEXTO DISSERTATIVO

Antes de partir para a produção do texto, é muito importante saber como fazer um projeto de texto. Isso vai assegurar-lhe uma dissertação muito bem elaborada e, consequentemente, uma nota alta. Lembre-se de que ao avaliar a sua redação, a primeira atitude do corretor é identificar o projeto de texto escolhido, ou seja, ele vai observar que ideia você propôs a defender-se e quais caminhos (argumentos) seguiu para provar a sua tese.
Assim, o primeiro passo é uma leitura atenta do tema (anote imediatamente o que depreendeu do assunto sobre o qual deve escrever) e da coletânea ou textos de apoio (quando estes forem oferecidos pela banca).
Ao deparar-se com os  fragmentos de textos, deve inicialmente identificar a ideia central de cada um deles e anotar em sua prova o que entendeu daquilo que leu.
A partir disso, defina a ideia central em defesa da qual vai argumentar, faça um rascunho em que já estabeleça a sua opinião sobre a polêmica proposta.
Depois, passe a elencar os argumentos sobre os quais tem um bom conhecimento, releia as anotações acerca da coletânea e passe a refletir criticamente sobre elas, veja em que concorda ou discorda (nunca é obrigado a concordar com as informações contidas nos excertos ou texto concedido pela banca).
Feito isso, escolha uma introdução, desenvolva-a no rascunho e comece a pensar em como vai estabelecer a sequência lógica entre os argumentos elaborados.


Agora, basta passar a redação a limpo (pule uma linha para o título e volte a ela somente quando concluir sua análise), observando cuidadosamente se não está cometendo erros e se é possível mudar algumas ideias para valorizar a sua abordagem.

O CURSO PALAVRA deseja a você um excelente desempenho!!

(Val e Luci)

REDAÇÃO UNICAMP 2ª FASE

A PROVA DE REDAÇÃO UNICAMP 


       A prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o propósito do texto a ser elaborado pelo candidato.  A prova procura, desta forma, reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em seus propósitos, o autor deve ter uma experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos produzidos levará em conta as condições propostas na atividade: as propriedades do gênero, os participantes da interlocução, o propósito (tendo em vista o tema, a motivação e as instruções), a leitura e a articulação entre as partes do texto. Assim, o candidato deve, no desenvolvimento das duas tarefas, atender a requerimentos relacionados:


1) ao gênero e à interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 

2) ao propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do texto.

3) à leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem. 

4) à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.   

(http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/download/manual2014)

OS GÊNEROS TEXTUAIS

● Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos.

● É por isso que, quando um texto começa com “era uma vez”, ninguém duvida de que está diante de um conto, porque todos conhecem tal gênero. Diante da expressão “senhoras e senhores”, a expectativa é ouvir um pronunciamento público ou um apresentação de um espetáculo, pois sabe-se que nesses gêneros o texto, inequivocamente, tem essa forma inicial.
Do mesmo modo, pode-se reconhecer outros gêneros como cartas, reportagens, anúncios, poemas etc.

● Não enxergamos outra saída, senão o diálogo, para que o aluno aprenda a confrontar, defender, explicar suas ideias de forma organizada, em diferentes esferas de prática da palavra pública, compreendendo e refletindo sobre as marcas de atualização da linguagem (a posição dos interlocutores, o contexto extraverbal, suas normas, de acordo com as expectativas em jogo, a escolha dos gêneros e recursos). 

SUGESTÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA ESCRITA NOS PCNS

Literários
— Conto; crônica; poema.

De imprensa
— Notícia; artigo; carta de leitor; entrevista.

De divulgação científica
— Verbete enciclopédico; experiências; esquemas e resumo de artigos.

GÊNEROS TEXTUAIS — VESTIBULARES ANTERIORES

Entrevista, carta, editorial, comentário, discurso de apresentação de evento, artigo opinativo, comentário em fórum da internet, manifesto, verbete, carta do leitor, relatório, carta aberta, síntese, carta-convite, resenha e texto de divulgação científica.

EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, carta aberta, carta do leitor, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais, entrevista, reportagem, resenha crítica, abaixo-assinado, anúncio classificado, artigo de opinião, diário, anúncio publicitário, blog, cartaz, debate, e-mail, editorial, resumo, manifesto, relato pessoal, relatório, painel, seminário, piadas, anúncios, carta de leitor, notícia, biografia, requerimento, editorial, palestra  etc.

(Todos os gêneros textuais, autores ou fontes aqui citados nada mais são do que exemplos. O único referencial teórico pressuposto para a construção da prova de redação são os PCNs e as orientações de caráter mais específico fornecidas pela Comvest, constantes do Manual do Candidato.)


Profª Val Moreira (4/1/2017)