Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CURSO PALAVRA TEVE NOTA 1000 NA REDAÇÃO ENEM 2014


A jovem Jessica Pires de Camargo, de 19 anos, conseguiu a nota máxima na redação Enem 2014.
Fazendo o curso de redação com a professora Val, em Americana, desde o seu segundo ano do Ensino Médio,  Jessica comemora a sua aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal de Rio Grande, graças ao ótimo desempenho na produção do texto.
Ela revelou o que foi mais importante para atingir esse resultado perfeito. Leia a entrevista:

Blog: Você já tinha lido ou discutido o tema em alguma ocasião?

Jessica: Já havíamos discutido, no curso, diversas vezes, temas semelhantes ao cobrado pelo ENEM. A professora Val elabora o material das aulas semanalmente com temas atuais e que têm probabilidade de serem abordados pelos grandes vestibulares. Com certeza, além das discussões durante as aulas, a leitura dos materiais contribuiu muito para meu êxito. Também gostaria de citar minha nota máxima na redação do vestibular da UNESP, no meio do ano, em 2014. Igualmente ao ENEM, havíamos discutido o tema em sala de aula, lembrei-me dos erros cometidos em meu texto no Curso e das orientações da professora Val, fatos que tornaram possíveis tanto a minha nota máxima quanto a aprovação em Engenharia Ambiental.

Blog: Qual era a sua rotina de escrita, antes do exame?

Jessica: Desde 2012, quando me matriculei no Curso Palavra, meu foco foi a Unicamp. Raras foram as semanas em que produzi menos de dois textos por conta dos gêneros cobrados por essa universidade; contudo, tentava sempre produzir também uma dissertação. Neste ano escrevi mais gêneros dissertativos do que costumava, pois notei que já estava com um bom desempenho nos demais gêneros textuais e que necessitava de aprimoramento em meu nível de argumentação. Desta maneira, houve semanas em que entreguei duas dissertações ou mais e, na semana do ENEM, entreguei três temas, do exame, para a professora Val e apliquei suas dicas na elaboração de meu texto. Além das produções em casa, os simulados de redação foram ESSENCIAIS para minha nota, pois neles aprendi a controlar meu tempo e separar quantos minutos poderia dispender na elaboração do projeto de texto, em sua produção e na transcrição para a folha de respostas, faltei em poucos simulados.

Blog: Quais periódicos (programas, livros ou revistas) você considera que mais ajudaram na construção de seus argumentos?

Jessica: Por conta da rotina pesada de cursinho, não tinha muito tempo para me informar, logo, aproveitava o horário do almoço ou antes de dormir para acessar o site das mídias Folha de São Paulo, O Estadão e O Globo, além da Carta Capital. Quando estava muito cansada, assistia aos telejornais, pois, de certa forma, estava estudando ao me informar. Quando iria elaborar minhas redações, eu lia todo o material da semana passado no Curso, pois ele continha textos dos principais jornais nacionais que, com certeza, ajudaram na construção de meus argumentos. Também adoro assistir a documentários e este hábito contribuiu com o êxito de minha argumentação.

Blog: Acha importante fazer aulas de redação com um professor especialista para vestibulares?

Jessica: Na verdade, eu acho INDISPENSÁVEL ter aulas de redação com um especialista em vestibulares. É importante acompanhar o desempenho de cada texto e saber exatamente quais erros se devem corrigir. Quando cheguei ao Curso Palavra, eu não escrevia muito bem, e minha melhora pode ser acompanhada ao longo dos anos. Ter um profissional que conhece você e suas necessidades é imprescindível para ter sucesso nas redações dos vestibulares. Eu NUNCA tirei uma nota máxima com a professora Val, eu já consegui 9.8, mas nunca 10 e sua exigência fez com que eu não me acomodasse e procurasse melhorar sempre!

Blog: Qual a dica que acha mais importante para quem vai enfrentar essa prova nos próximos anos?

Jessica: Eu sei que manter a calma é impossível, mas tente manter o mínimo nível de nervosismo. O segundo dia de prova do ENEM é muito extenso e difícil de terminar, por isso, dê o seu melhor em tudo o que fizer e não se sinta culpado por não ter terminado a prova. A minha dica é a de começar pela redação, pois ela é o ‘monstro’ da maioria dos alunos, após seu término, você estará muito mais tranquilo para o restante da prova. Leia o tema com atenção, elabore um projeto de texto e acredite em sua capacidade porque, desta maneira, o sucesso será garantido. Treine bastante durante o ano, pois garanto que a prática árdua leva à nota máxima!