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quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

REDAÇÃO UNICAMP 2ª FASE

A PROVA DE REDAÇÃO UNICAMP 


       A prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o propósito do texto a ser elaborado pelo candidato.  A prova procura, desta forma, reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em seus propósitos, o autor deve ter uma experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos produzidos levará em conta as condições propostas na atividade: as propriedades do gênero, os participantes da interlocução, o propósito (tendo em vista o tema, a motivação e as instruções), a leitura e a articulação entre as partes do texto. Assim, o candidato deve, no desenvolvimento das duas tarefas, atender a requerimentos relacionados:


1) ao gênero e à interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 

2) ao propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do texto.

3) à leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem. 

4) à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.   

(http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/download/manual2014)

OS GÊNEROS TEXTUAIS

● Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos.

● É por isso que, quando um texto começa com “era uma vez”, ninguém duvida de que está diante de um conto, porque todos conhecem tal gênero. Diante da expressão “senhoras e senhores”, a expectativa é ouvir um pronunciamento público ou um apresentação de um espetáculo, pois sabe-se que nesses gêneros o texto, inequivocamente, tem essa forma inicial.
Do mesmo modo, pode-se reconhecer outros gêneros como cartas, reportagens, anúncios, poemas etc.

● Não enxergamos outra saída, senão o diálogo, para que o aluno aprenda a confrontar, defender, explicar suas ideias de forma organizada, em diferentes esferas de prática da palavra pública, compreendendo e refletindo sobre as marcas de atualização da linguagem (a posição dos interlocutores, o contexto extraverbal, suas normas, de acordo com as expectativas em jogo, a escolha dos gêneros e recursos). 

SUGESTÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA ESCRITA NOS PCNS

Literários
— Conto; crônica; poema.

De imprensa
— Notícia; artigo; carta de leitor; entrevista.

De divulgação científica
— Verbete enciclopédico; experiências; esquemas e resumo de artigos.

GÊNEROS TEXTUAIS — VESTIBULARES ANTERIORES

Entrevista, carta, editorial, comentário, discurso de apresentação de evento, artigo opinativo, comentário em fórum da internet, manifesto, verbete, carta do leitor, relatório, carta aberta, síntese, carta-convite, resenha e texto de divulgação científica.

EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, carta aberta, carta do leitor, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais, entrevista, reportagem, resenha crítica, abaixo-assinado, anúncio classificado, artigo de opinião, diário, anúncio publicitário, blog, cartaz, debate, e-mail, editorial, resumo, manifesto, relato pessoal, relatório, painel, seminário, piadas, anúncios, carta de leitor, notícia, biografia, requerimento, editorial, palestra  etc.

(Todos os gêneros textuais, autores ou fontes aqui citados nada mais são do que exemplos. O único referencial teórico pressuposto para a construção da prova de redação são os PCNs e as orientações de caráter mais específico fornecidas pela Comvest, constantes do Manual do Candidato.)


Profª Val Moreira (4/1/2017)


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